PODER LEGISLATIVO DE CAIÇARA DO RIO DO VENTO

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Caiçara do Rio do Vento e Pedra Preta

O território municipal de Caiçara do Rio do Vento teve suas terras requeridas quase ao mesmo tempo das de Jardim de Angicos, tanto pela facilidade de acesso através do rio Cururu, quanto resultante da ocupação sertaneja do rio Potengi. Mas, o seu povoamento se deu primeiramente por extensão dos requerimentos dos rios Ceará - Mirim e Cururu. Observa-se que os Rodrigues Coelho fixaram-se nesta região, terras adquiridas posteriormente pela família Pinheiro Teixeira e outras.

Em 23 de agosto de 1734, Manoel Pinheiro Teixeira, Maria da Conecição de Oliveira e Bernardo Pinheiro Teixeira, já eram possuidores das terras do rio do Vento, limitando-se ao norte com os providos do rio Cururu e Ceará - Mirim, e ao sul com terras da ribeira do Potengi, do Sargento-mor Antonio Rodrigues Santiago, que corria desde a Serra do Pica-pau. Juntos possuiam aproximadamente nove léguas de terra. Parte delas foi herdada de José Pinheiro Teixeira que as havia arrematado na decada de 1720. Em 1749, Manoel Pinheiro era o proprietário da maioria das terras ali, como também no Riacho do Sapo, hoje Cachoeira do Sapo, terras compradas ao Capitão Manoel Rodrigues Coelho e Inês Barbosa, sua esposa, que foram morar no Ceará; Olho D´água da Gameleira e Rio do Vento. Mais para o oeste, indo até o Cabugi, as terras pertenciam a José Luiz de Souza, requeridas em 1735, antes , em 1709, pedidas por seu pai Sebastião de Souza.

Foto de Tárcio Araújo

Nas divisas hoje com Jardim de Angicos, acima do Rio Quintimproá-choyó, o qual conhecido hoje como Bela Vista, em 1764, pertenciam ao ajudante Pedro Pereira de Azevedo e ao capitão João Alves Maciel, sobra de terras que foi consedida ao Capitão-mor Baltazar da Rocha Bezerra, então petencente a Theodósio da Rocha Bezerra. No Boqueirão, alí vizinho, em 1794, as terras pertenciam a José Luiz Pereira. Ao oeste, pegando as terras da Serra do Bom Fim, em 1793, Francisco da Costa de Vasconcelos, Manoel Machado de Azevedo e Pedro Coutinho de Matos possuiam vasta área daquelas terras.

FONTE:BLOG DO EVANGELISTA ROMÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Sou o subtenente PM/RN JOSÉ MARIA DAS CHAGAS, natural de Mossoró-RN, pai de quatro filhos e que tem como base principal de vida:AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS" e AMAR AO PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO"; ÃLÉM DE SER HUMILDADE E ATÉ A PRESENTE DATA NUNCA ECONOMIZEI UM GOTA DE HONESTIDADE. TENHO A MANIA DE ESCREVER, ESCREVER, ESCREVER, DE LER, LER, LER; DE PESQUISAR. COM CINCO BLOGS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, CUJA META FINAL É DE CHEGAR AOS 7 BLOGS E 400 LINKS. SOU 95 POR CENTO TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E 5 POR CENTO FLUMINENSE.

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE, HUMILDADE E SINCERIDADE

Minha lista de blogs